14 anos atrás Satoshi Nakamoto lançou o whitepaper do Bitcoin

BITCOIN

31 de outubro de 2008 marca o nascimento do Bitcoin como o conhecemos hoje, depois que Satoshi publicou um artigo intitulado: Bitcoin: “A Peer-to-Peer Electronic Cash System .”

Às 14h10 de 31 de outubro de 2008, o desconhecido criador do Bitcoin, sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, escreveu:

“Eu estive trabalhando em um novo sistema de dinheiro eletrônico que é totalmente peer-to-peer, sem intermediários de confiança.

As principais características:

*Gasto duplo é prevenido com uma rede peer-to-peer.
*Sem banco central ou outro intermediário de confiança.
*Os participantes podem ser anônimos.
*Novas moedas são criadas por proof-of-work ao estilo Hashcash.
*O proof-of-work para geração de novas moedas também empodera a rede para prevenir gasto duplo.”

O white paper Bitcoin explica o problema com sistemas de pagamento eletrônico centralizado, como bancos e instituições financeiras, ao mesmo tempo que propõe como um protocolo ponto a ponto descentralizado e à prova de violação resolve o problema.

Simplificando, a solução de Satoshi no papel foi eliminar completamente o sistema terceirizado centralizado, que permitirá que as pessoas se tornem seus próprios bancos e negociem entre si sem depender de um “terceiro” para processar a transação.

Dois meses após a publicação do white paper, o primeiro bloco de Bitcoin foi extraído em 3 de janeiro de 2009. A criptomoeda não apenas cresceu e se tornou muito dinheiro, mas também gerou uma indústria de trilhões de dólares do zero em pouco mais de uma década.

De acordo com o CoinMarketCap, o mercado total de criptografia vale mais de US $ 2,5 trilhões, com o Bitcoin detendo 44,2% desse valor com uma capitalização de mercado de US $ 1,1 trilhão, tornando-o a criptomoeda mais valiosa, como sempre foi.

O Bitcoin cresceu mais de 2.066.670.000% desde 2010, com o primeiro preço de negociação registrado sendo $ 0,003 no agora Exchange Bitcoinmarket.

Curiosamente, ao contrário da maioria dos projetos de criptografia, Satoshi Nakamoto não conduziu nenhuma venda pública ou captação de recursos para o lançamento do Bitcoin. A criptomoeda primária foi extraída pela comunidade criptográfica e, mais tarde, por grandes empresas de mineração de bitcoins como acontece atualmente.

Quem é Satoshi Nakamoto?

Até hoje, ninguém sabe a verdadeira identidade do pseudônimo que criou o Bitcoin porque ele sumiu de cena em 2010.

Independentemente de quem criou o protocolo, os relatórios afirmam que ele possui mais de um milhão de BTC, que vale mais de US $ 60 bilhões a preços de mercado atuais.

E, se você ainda nunca leu o white paper do Bitcoin, veja a versão traduzida no link a seguir e comece a leitura hoje mesmo!

Link: https://bitcoin.org/files/bitcoin-paper/bitcoin_pt.pdf

 

Contate-nos

Envie-nos sua dúvida, crítica ou sugestão. Responderemos o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt