Astrocoders lança mensageria para o PIX e integrada com a DINAMO Networks

Parceria entre as empresas tecnológicas, que atuam no segmento Financeiro há anos, traz solução PIX completa envolvendo mensageria em cloud, na plataforma Amazon (AWS) e segurança em HSM DINAMO dos pagamentos instantâneos. Com a pandemia o dinheiro físico deve circular cada vez menos e reforça a adesão ao novo sistema PIX do Banco Central.

A Astrocoders, empresa de soluções financeiras, escolheu a DINAMO Networks, fabricante de Hardware Security Module (HSM) e especialista em segurança de identidade digital e criptografia, para compor o AstroPIX. A solução é composta de um sistema de mensageria em nuvem AWS, aplicativo mobile para captura das transações financeiras, dasboard de controle, PSPs (Via API documentada) e os HSMs DINAMO, para assinatura, autenticação forte e criptografia das transações e guardas de chaves utilizadas nas transações.

O AstroPIX será utilizado por participantes Diretos, aprovados pelo Banco Central e também Indiretos (Fintechs e demais empresas Financeiras), que compõe os principais atores do sistema de pagamento instantâneo PIX. A parceria foi fechada na segunda quinzena de abril deste ano e deu origem a plataforma de mensageria mais completa do mercado. Devido ao baixo investimento, a AstroPIX auxiliará diversas empresas a aderirem às regras e recomendações do Bacen, uma vez que utiliza os mesmos HSMs, que compõe a infraestrutura de segurança do Banco Central.

Segundo Guilherme Decampo, fundador da Astrocoders, a melhor referência da DINAMO Networks é atender a autoridade máxima do setor financeiro, o Banco Central. Para Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, a parceria resultará em um solução completa trazendo agilidade e benefícios para os interessados no PIX, ao mesmo tempo, trazendo um alto nível de segurança para o sistema. “Com a conexão AstroPIX e DINAMOPIX, o cliente final é quem sai ganhando”, reforça Zanini.

Em conformidade com as regras do PIX, a solução será no formato de white-label, ou seja, cada companhia conseguirá aplicar layout que remeta à atmosfera da sua empresa. Essa funcionalidade facilitará bastante a aplicação também para representantes indiretos, instituições que podem se conectar ao PIX, mas precisam de um banco como garantia. A solução é indicada para as instituições que ainda não têm aplicativo de captura de transações ou precisam da mensageria de comunicação com o BACEN

O Banco Central do Brasil publicou a Carta Circular n° 4.022, de 09 de abril de 2020, que estabelece dia 1º de junho de 2020, o prazo máximo para que os prestadores de serviços de pagamento com participação facultativa no PIX, solicitem o cadastramento com o órgão. “O setor financeiro já está se adequando a nova ERA de pagamentos. É importante que todos os setores da sociedade com sistemas de recebimento defasados, principalmente nessa fase de crise, utilizem a solução do PIX para não perderem vendas. Com a pandemia e o novo normal, a expectativa é que o dinheiro físico circule cada vez menos. E esse é o objetivo principal, facilitar e agilizar os recebimentos”, finaliza Decampo.

Contate-nos

Envie-nos sua dúvida, crítica ou sugestão. Responderemos o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt