Certificado Digital é a nova identidade no Mundo Virtual

Já sabemos que o Certificado Digital chegou para ficar. Ele é um caminho sem volta no decorrer do mundo virtual. O fato é que todas as pessoas estão buscando a desmaterialização das coisas, a eliminação de papéis e processos mais ágeis e efetivos. Reduzir tempo com economia é um objetivo em comum de todos nós. E o certificado digital possibilita a automatização de muitos processos, que tem auxiliado nesta evolução. Com ele eu comprovo de maneira virtual que eu sou eu mesma (o), pois tem validade jurídica que não pode ser contestada. É o que chamamos de não repúdio.

O certificado digital é a nova identidade no mundo virtual. É uma das grandes inovações dos últimos anos. Ele pode ser utilizado para cumprir obrigatoriedades fiscais (NF-e/SPED/MDF-e/etc), assinatura de documentos eletrônicos da empresa, documentos particulares, autenticação para validação de identidade no mundo virtual, validação de transações financeiras, relacionamento com o Governo, interação com Tribunais, prontuários médicos eletrônicos, emissão de laudos ambientais, emissão de diplomas na área educacional para evitar fraudes e muito mais. Além do Brasil, vários países da América Latina como no Peru, Paraguai, Chile e nos Estados Unidos e Europa utilizam.

Atualmente existem mais de 13 milhões de certificados digitais emitidos no Brasil. A tendência é que muito em breve este número cresça exponencialmente, devido as obrigatoriedades do Governo, o aumento da utilização da Internet das Coisas (IOT) e também devido a própria evolução na eliminação dos processos realizados em papel. Em um mundo cada vez mais virtual onde informações sigilosas são transmitidas pela internet e precisam de validação segura e eficiente, o certificado digital é o arquivo eletrônico que identifica quem é seu titular e que chegou para ficar.

* Se você já utiliza Certificado Digital, solicito a gentileza de responder rapidamente as 10 questões no link abaixo:

https://pt.surveymonkey.com/r/3NYRJ8V

 

Contate-nos

Envie-nos sua dúvida, crítica ou sugestão. Responderemos o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt