Carteiras digitais: saiba como se proteger e evitar golpes

Usuários de carteiras e contas digitais devem ficar atentos a golpes

Especialistas orientam a tomar medidas de segurança para proteger os aparelhos;

Além disso, é importante tomar cuidado com informações compartilhadas e links recebidos.

Não é difícil encontrar por aí vítimas de golpes digitais. Seja por ter passado uma informação sensível, clicado em um link malicioso ou até mesmo ter sido roubado com o celular desbloqueado – como aconteceu com Bruno de Paula, que chocou a internet com um relato desesperador – a ocorrência deste tipo de crime não é incomum e vale ficar ainda mais atento quando se tem carteiras digitais instaladas no celular.

Se você não está familiarizado com o termo, saiba que as carteiras nada mais são do que ferramentas que facilitam o pagamento de forma digital. É o que fazem aplicativos como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay ao concentrarem as informações dos cartões de débito e crédito do usuário e permitirem a realização do processo com um clique ou por aproximação.

Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks e especialista em segurança digital, atende os projetos do Pix e explica que essas inovações surgem para desburocratizar procedimentos tradicionais, que costumam envolver idas a bancos, envio de documentos e muito tempo de espera. O problema é quando os golpes começam.

“O processo de cadastramento [de contas] ficou mais simples e a quantidade de carteiras digitais aumentou. Essas duas coisas facilitam o processo de fraude”.

Como evitar golpes

Zanini explica que um dos pontos fracos do brasileiro é ser amistoso demais, o que faz com que os criminosos explorem o que se chama de ‘engenharia social’. A técnica induz a pessoa a passar informações confidenciais por meio de manipulação.

Na maioria das vezes, os golpistas abusam da simpatia por telefone ou mensagem e fingem ser funcionários de instituições sérias. “A pessoa, por boa fé, acha que está falando com o cara do banco e acaba passando informação”, diz o especialista, que aconselha a jamais compartilhar dados, desde nome até senhas. “Esse tipo de postura, confesso, não é muito amigável, mas se as pessoas se prevenirem, diminui muito o nível de fraude”.


Fonte: Beatriz de Aquino

Notícia publicada no portal Yahoo: https://br.noticias.yahoo.com/carteiras-digitais-saiba-como-se-proteger-e-evitar-golpes-125621860.html

 

Contate-nos

Envie-nos sua dúvida, crítica ou sugestão. Responderemos o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt