Infraestrutura de Segurança da DINAMO Networks se prepara para dispositivos IOT – Internet das Coisas

Devido à alta incidência de fraudes nos postos de combustíveis, tudo indica que eles serão os primeiros a utilizarem os certificados de IOT em suas bombas. O objetivo é garantir o controle e eliminar qualquer adulteração de produto e dados envolvendo o consumo

Os hardwares criptográficos da DINAMO Networks, especialista em segurança de identidade digital e criptografia, já há mais de 15 anos no mercado, estão sendo avaliados pelo setor e órgãos reguladores para garantir a segurança na autenticação e gestão desses dispositivos de IOT.

A substituição das bombas de combustíveis faz parte de um amplo programa de certificação digital, definido por portaria publicada em 2016/2018. Muitas das fraudes nos postos de combustíveis ocorrem na comunicação entre a medição e a indicação do resultado.

Com a utilização do certificação digital nas bombas e o seu armazenamento seguro, a medição é assinada digitalmente dentro de um hardware criptográfico, HSM, de tal maneira que a informação que chega no indicador é realmente a produzida pelo medidor.

Para o especialista em Segurança de Identidade Digital e CEO da DINAMO, Marco Zanini, os appliances são o meio mais seguro para gerir a identidade dos dispositivos IoT dos postos de gasolina. “A guarda segura de chaves dos certificados e o uso da criptografia são essenciais para reduzir as fraudes nesses equipamentos”, afirma o executivo.

As novas bombas medidoras com certificação digital irão se comunicar com o consumidor, por meio de um aplicativo de celular. O consumidor poderá ver o resultado tanto no celular dele, como no indicador da bomba.

Segundo dados da Agência Brasil, somente este ano, no Rio de Janeiro, foram realizadas mais de dez operações de inspeções, que constataram fraudes variadas em postos de combustíveis.
Além dos modelos novos modelos de HSM´s comercializados pela DINAMO Networks, em setembro do ano passado, a empresa lançou no evento Certforum o protótipo do mini HSM Nano para IOT (One-to-One). Em breve, o novo appliance, que está em fase de desenvolvimento, trará mais novidade de segurança para o mercado.

Contate-nos

Envie-nos sua dúvida, crítica ou sugestão. Responderemos o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt